EXPO TRÁS-OS MONTES 2013 – Excelência por Natureza!

a

A EXPO Trás-os-Montes pretende afirmar-se como um motor de dinamização da região em todas as suas vertentes. A simples preparação e divulgação do evento, que decorre de 23 a 26 de maio, no NERBA, em Bragança, já está a servir para promover o nome de Trás-os-Montes, para contribuir para a afirmação do tecido económico regional, para alertar os agentes económicos para a necessidade de trabalhar em conjunto, de ganhar escala, de apostar na inovação e na internacionalização dos seus negócios. Está a servir também para que o público e os mercados se apercebam de que em Trás-os-Montes há potencial de desenvolvimento, há qualidade, há capacidade de crescimento e há vontade de lutar para inverter a imagem, que por vezes ainda subsiste, de associar o mundo rural a um certo atraso, a falta de conhecimento e de capacidade de concretização.

A EXPO Trás-os-Montes quer mostrar a capacidade empreendedora da região, a capacidade inovadora dos empresários e dos centros de investigação aqui instalados, quer mostrar o que de bem se faz para conquistar novos mercados, principalmente, o mercado externo.

É preciso exaltar o orgulho de ser transmontano e mostrar, com toda a confiança, os valores e o potencial económico da região.

E vamos mostrar este orgulho a quem?

A todos quantos nos visitarem e, particularmente, aos prescritores e importadores que convidamos, confiantes de que aqui se vão realizar importantes contactos que, com certeza, se vão traduzir em bons negócios.

Queremos mostrar também aos empresários da região que existem Entidades do Sistema Científico e Tecnológico que desenvolvem importante investigação, que pode ser aplicada para aumentar a produtividade das empresas. Esses saberes vão ser partilhados pelos próprios investigadores com todos aqueles que estiverem interessados, durante a realização da EXPO Trás-os-Montes, com ajuda também na área de candidaturas e financiamentos disponíveis para a modernização, aumento da competitividade e internacionalização das empresas.

Apesar do momento de crise que atravessamos as empresas regionais estão recetivas à iniciativa e a adesão está a acontecer de acordo com as expetativas, esperando a organização conseguir mais de uma centena de participantes.

Visitantes são esperados mais de vinte mil e, para eles, a organização da EXPO Trás-os-Montes preparou um arrojado programa de animação. Alias, nesta animação, é pedida a colaboração direta da comunidade local, em iniciativas como as ações de Flash Mob Dance, na Mostra de Música Pop/Rock e nos diversos concursos que irão decorrer.

A gastronomia continua a ser um dos temas que mais gente atrai, mais uma vez o evento conta com Tasquinhas, com ementas elaboradas à base de carnes de raças autóctones.

A Expo Trás-os-Montes vai contar com Provas de Vinho, com experiências Gastronómicas e, pela primeira vez, com uma ação designada Box Experiência Trás-os-Montes, que consiste na organização de programas turísticos onde se incluem atividades diversas, alojamento, restauração, lazer, etc.

A discussão faz sempre parte do processo de trabalho para a resolução de problemas e, mais uma vez, haverá Seminários e Conferências para discutir questões de interesse regional, assim como apresentação de bons projetos, casos de sucesso, ideias inovadores, que possam ser replicadas com sucesso na região.

Em matéria de imagem a Feira terá este ano uma disposição mais moderna, menos tradicional, ficando o espaço mais atrativo.

Este ano a EXPO Trás-os-Montes quer fazer mais, com menos recursos, a participação na Feira tem custos modestos, pagando o expositor unicamente o preço do stand.

A entrada é gratuita.

Estamos confiantes do sucesso da iniciativa e é com esta confiança e com este orgulho na região que vamos continuar a apostar em ações de divulgação por todo o país e também na vizinha Espanha.